Sustentabilidade empresarial: o que é e qual sua importância?

28/02/2023     Sustentabilidade
Compartilhe este conteúdo
Enviar

Você já ouviu falar sobre sustentabilidade, certo? 

Hoje em dia, esse é um conceito central no cotidiano de muita gente. As empresas que contratamos, os lugares que frequentamos e até mesmo o que consumimos estão cada dia mais relacionados à ideia de sustentabilidade.

Quem nunca comprou um produto no supermercado só por ser sustentável?

Brincadeiras à parte, entender o que é sustentabilidade é compreender nosso mundo e seus problemas, e pensar sobre soluções.

Para isso, fizemos este post explicando o que é sustentabilidade empresarial e qual a sua importância.

Nele, falaremos sobre assuntos como:


• origem do desenvolvimento sustentável;

• o que é sustentabilidade empresarial;

• tripé da sustentabilidade empresarial;

• benefícios e tendências para o futuro.


Vamos lá?

                                                                                                                Fonte: Freepik


Origem da sustentabilidade empresarial


Em 1983, durante a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável.

No Relatório Brundtland, conhecido também como “Nosso Futuro Comum”, surgiu o que hoje é a principal definição desse conceito: um caminho de desenvolvimento em que as atuais gerações possam satisfazer suas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.


Ao longo dos anos, o conceito de desenvolvimento sustentável ampliou-se para além da estrutura inicial. Hoje em dia, as empresas e organizações têm um objetivo mais amplo: o crescimento econômico socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável.


Fascinante, não é? 


Nesse contexto, a sustentabilidade empresarial foi pouco a pouco ganhando espaço como uma estratégia para empresas e, atualmente, é considerada por muitas pessoas como uma cultura organizacional indispensável para o futuro.


O que é sustentabilidade empresarial?


O termo sustentabilidade empresarial representa o conjunto de práticas de uma empresa que, baseada em princípios éticos, busca o crescimento econômico, preservando o respeito pelo meio ambiente e valorizando o desenvolvimento sustentável da sociedade.


Essa estratégia se propõe a organizar os processos internos da empresa de modo que a mesma, ao produzir e entregar seus bens e serviços, possa promover, ao mesmo tempo que busca o lucro e o crescimento econômico, a preservação do meio ambiente e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Através de um conjunto de ações que levam em conta a vida das pessoas e o futuro do planeta, as empresas que adotam essa estratégia visam a construção de uma sociedade igualitária e ambientalmente consciente.


Pensar sustentabilidade é, sobretudo, pensar sobre mudanças sistêmicas.


Parece um pouco complexo, mas agora ficará mais simples.

 O tripé da sustentabilidade vai nos ajudar a entender.


Tripé da sustentabilidade empresarial


Uma empresa serve somente para gerar capital, certo?


Não mais.


De acordo com o tripé da sustentabilidade empresarial, as empresas devem se comprometer a medir seus impactos sociais e ambientais - juntamente à sua performance financeira.


Como o nome sugere, o tripé divide-se em 03 pilares, que são os seguintes:


Pilar econômico


Em uma economia capitalista, o dinheiro é - claro - muito importante. O sucesso de uma empresa depende principalmente de sua performance financeira, ou ainda, dos lucros gerados através da prestação de seus serviços. Planejamento estratégico e decisões-chave geralmente são desenhadas para maximizar os lucros, ao mesmo tempo em que possam reduzir custos e mitigar os riscos.


No passado, os objetivos das empresas, muitas vezes, terminavam aqui. 


Mas, isso mudou?


Sim


Hoje em dia, líderes estão descobrindo a potência de usar seus negócios para causar um impacto positivo no planeta, sem deixar de lado o aspecto econômico. 


Além disso, iniciativas voltadas à sustentabilidade têm se mostrado benéficas para muitos negócios: de acordo com um estudo divulgado pela Forbes, 92% dos consumidores afirmam ser mais propensos a confiar em marcas que são ambientalmente ou socialmente conscientes.


• Pilar social


Já o segundo componente do tripé sustenta o seguinte: as empresas devem ter um compromisso com as pessoas.


Tradicionalmente, os negócios favoreciam a perspectiva dos acionistas, se esforçando para gerar valor para aqueles que investem seu capital na empresa. Ou seja: em muitos casos, uma empresa limitava-se a buscar o lucro, procurando gerar valor para seus investidores.


Com a grande adesão à estratégia da sustentabilidade empresarial, esse cenário está mudando. Hoje, muitas empresas têm demonstrado interesse em gerar valor para seus acionistas, mas também para seus colaboradores, clientes e membros da comunidade.


Mas, o que é gerar valor?


Para os colaboradores, por exemplo, gerar valor é considerar horários flexíveis, oportunidades de educação e desenvolvimento, benefício-maternidade. A retenção e a experiência dos colaboradores, bem como estratégias de engajamento, são também ações que podem ser tomadas.


Iniciativas como essas vão, pouco a pouco, equilibrando o pilar social do tripé.


• Pilar ambiental


Sendo o pilar que geralmente recebe mais atenção, o último componente do tripé afirma o compromisso de impactar positivamente o planeta


O pilar ambiental envolve encontrar soluções para equilibrar o impacto ecológico da prestação de serviços de um negócio, como:


- redução da pegada de carbono;

- redução do uso de embalagens não-recicláveis.


Na Nezti, trabalhamos para reduzir nosso impacto ecológico através do uso de plástico bolha biodegradável e de caixas retornáveis, além da parceria com o projeto plantar, que viabilizou o plantio de mais de 80 mudas nativas da região da Serra da Mantiqueira.


A sustentabilidade empresarial, portanto, tem como objetivo guiar as organizações para que seus processos internos estejam em harmonia entre os pilares econômico, social e ambiental.


Importância da sustentabilidade empresarial


Mas, porque exatamente a sustentabilidade empresarial é tão importante?


Acima de tudo, a sustentabilidade empresarial transforma a cultura organizacional de um negócio, possibilitando, junto a líderes, governos e consumidores, a construção de uma sociedade mais equilibrada e a manutenção do equilíbrio ecológico do planeta.


Isso que queremos para o futuro!


Conheça como a Nezti está implementando o conceito de sustentabilidade empresarial em sua cultura organizacional.


                                                                                                                     Fonte: Freepik


Benefícios da sustentabilidade empresarial


Muito inspirador pensar em um futuro social e ambientalmente consciente, certo?


Mas não termina por aí.


A cultura da sustentabilidade empresarial proporciona uma série de benefícios para a empresa que a implementa, por exemplo:


- redução de custos: o uso de diferentes fontes energéticas e de soluções operacionais sustentáveis leva a uma economia direta nos custos de uma empresa. Como assim? Vamos explicar através do nosso exemplo. Na Nezti, nós reduzimos o custo de nossas operações através do uso de caixas retornáveis. Através dessa ação, também evitamos o descarte de dezenas caixas de papelão;


preservação do meio ambiente: através das práticas e ações adequadas, é possível contribuir para a redução dos impactos ambientais dentro da cadeia de prestação de serviços. Propostas de redução das pegadas ambientais e de reflorestamento são alguns exemplos;


- fortalecimento da imagem do negócio: além de todos benefícios falados até aqui, a sustentabilidade empresarial contribui para melhorar a imagem da empresa diante dos clientes, parceiros comerciais e até mesmo de acionistas.


O aspecto sustentável é atualmente um fator de decisão para os clientes: de acordo com pesquisa feita pela Greenprint, 75% dos consumidores millennials estão dispostos a pagar mais em um produto se ele for ambientalmente sustentável.


E você, está disposto a pagar a mais por um produto se ele for ambientalmente sustentável? Conte para nós na seção de comentários!


Principais tendências da sustentabilidade empresarial


E para o futuro, o que esperar?


Atualmente, muitas tendências estão ressignificando o conceito e a implementação da sustentabilidade empresarial.


Entre elas, destacamos:


- transparência em relação aos processos da empresa;

- valorização de mercados locais e de cadeias de suprimentos regionai;

- uso de práticas verdes como logística reversa e economia circular;

- comprometimento com ações voltadas à diversidade e inclusão.


Saiba mais


Obrigado por nos acompanhar até aqui. Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre sustentabilidade empresarial. 


Você acha que a sustentabilidade empresarial é importante para alcançarmos o equilíbrio social e ambiental no planeta? Conte para nós na seção de comentários.


Gostaria de saber como a Nezti está unindo tecnologia, sustentabilidade, impacto e inovação para revolucionar o ramo das mudanças residenciais? Conheça mais sobre nós clicando aqui.

Compartilhe este conteúdo
Enviar
Aviso: Nós utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com os nossos Política de Privacidade.