Checklist de mudança: o guia definitivo (parte 1)

01/11/2022     Perguntas frequentes
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Seja bem vind@ ao guia completo da Nezti para checklist de mudança!

Neste post, ensinaremos passo a passo como construir seu checklist de mudança do início ao fim, falando sobre: 


gestão do tempo;

como escolher a melhor transportadora;

direitos e deveres;

organização pessoal.


Vamos lá?


                                                                                                                           Trello, A psicologia do checklist


A importância do checklist de mudança


Mudar pode ser muito estressante. Certo? Depende. Para quem deseja uma mudança sem stress, a palavra chave é planejamento. Gestão do tempo, organização por tópicos, otimização das tarefas e pensamento estratégico são diferenciais para o sucesso de qualquer mudança. Um checklist de mudança acurado irá garantir que você tenha sempre em mente prazos, pendências e prioridades, assegurando uma visão global e prevenindo erros.


Aplicativos gratuitos como Trello, Planilha Google Docs e Checklist Fácil podem ser grandes aliados nesse momento. Uma ótima vantagem dos apps é a possibilidade de fazer modificações necessárias no decorrer do processo e marcar a conclusão das tarefas em tempo real.


Em nosso passo a passo, você encontrará instruções específicas sobre os diversos elementos que compõem a mudança residencial. Através de soluções práticas e descomplicadas, descobrirá também como a mudança pode se tornar uma aventura agradável, de renovação e aprimoramento pessoal.


A construção do checklist será dividida em três partes: antes, durante e depois da mudança.


Checklist pré-mudança


De mudança para um novo lar, você pode querer aproveitar a energia do movimento para renovar a casa. É um bom momento para praticar o desapego com objetos pessoais, roupas, móveis e itens de decoração


Vender ou doar?


Atualmente, o mercado de usados está aquecido. A venda de móveis usados pode ser uma boa alternativa para quem está precisando levantar uma renda extra para arcar com os custos da mudança. Para quem deseja vender diretamente a terceiros, plataformas como o Enjoei e o Facebook Marketplace são excelentes para encontrar possíveis compradores para seus itens.


Já para quem se sente mais seguro em vender para uma empresa, existem no mercado diversas empresas que compram e vendem móveis usados, atuando com profissionalismo e excelência nesse segmento. Uma parte interessante dessa prestação de serviço é que o móvel poderá ser retirado na sua residência. Essa logística viabiliza rapidamente a desocupação do espaço.


Em São Paulo, recomendamos conferir o trabalho da Tag2u e da Jávendeu.


Já a doação é uma prática de consciência e solidariedade em relação à necessidade do próximo. Aquilo que já não faz sentido para nós, pode ser de grande valor para outra pessoa. Atentas à importância desse fato, diversas instituições em São Paulo recebem doações, não apenas de móveis usados, mas também de uma grande variedade de itens.


Algumas delas, inclusive, realizam a retirada à domicílio, com data agendada.


                                                                                                                  Legião da Boa Vontade, Doação de móveis usados em SP


Escolha da transportadora


Definidos os itens que irão para o novo imóvel, avalie o seguinte:


• se, nos condomínios, os elevadores são grandes o suficiente para transportar todos os itens;

• se será necessário transportar algum item por escada ou contratar serviço de içamento;

• e se algum móvel precisará ser desmontado.


Entendendo as condições da sua mudança, chegou o momento de escolher a transportadora. Há uma grande variedade de empresas especializadas em mudanças residenciais. Vamos entender o que elas oferecem.


Primeiro: é importantíssimo verificar a reputação de cada uma delas. Nas redes sociais e sites de feedback como Reclame Aqui você poderá encontrar relatos de clientes, bem como suas avaliações sobre os serviços prestados.


Após analisar o padrão de qualidade das empresas cotadas, agora será necessário compreender os diferentes pacotes que as mesmas oferecem. De modo geral, são oferecidos dois tipos de pacotes: simples e completos


Os pacotes simples são os mais econômicos. Costumam contemplar a embalagem somente dos itens maiores, como móveis e eletros. Além disso, a empresa se compromete  a realizar o transporte de todos os itens. Nessa opção, a embalagem de miudezas, itens pessoais, objetos de decoração e utensílios de cozinha fica por conta do cliente. 


Para embalar sua própria mudança, serão necessárias caixas, fitas adesivas, sacolas, plástico bolha e etiquetas de identificação. Para diminuir a geração de resíduos durante a mudança, é possível o alugar caixas retornáveis.


A outra opção é contratar um pacote completo. Nesta modalidade, o padrão é que a transportadora cuide de tudo: embalagem, carregamento e transporte. Miudezas, itens pessoais, móveis e eletros ficam por conta da empresa.


A mesma se compromete a oferecer um serviço de excelência, no qual o cliente não deverá se preocupar com nada. Esta é uma ótima opção para quem deseja um serviço completo e sem stress.


Para evitar surpresas e custos não previstos, é muito importante esclarecer junto às transportadoras como são contabilizados valores adicionais. Você precisa entender se haverá cobrança extra por transporte de itens por escada, por desmontagem e montagem de móveis ou por material adicional. É válido confirmar também se a equipe oferece serviço de içamento ou se, caso necessário, deverá ser contratado por fora. 


Após esse estudo, você terá um panorama geral sobre o que cada uma das empresas oferece. Levando em conta os orçamentos recebidos, os serviços oferecidos e o custo benefício, é hora de escolher  a empresa que melhor atende sua necessidade.


Responsabilidades


Estando definida a empresa que realizará a mudança, agora é o momento de compreender as responsabilidades de quem está se mudando. Considerar junto aos condomínios e à empresa de mudança cada etapa da logística é imprescindível para que tudo corra da melhor forma possível.


É um dever comunicar aos condomínios de origem e destino as datas e horários, bem como as condições previstas da mudança. Isso irá garantir que os elevadores estejam reservados, em parte ou integralmente, para atender à mudança em andamento.


Além disso, o condomínio estará preparado para liberar a entrada dos prestadores e recebimento do material. O zelador ou síndico responsável dará as instruções necessárias para a chegada da equipe, bem como possíveis restrições de horário ou de estacionamento.


Em vias com corredores de ônibus, vias muito movimentadas, muito estreitas ou com restrição de estacionamento por outros motivos, pode ser necessário solicitar autorização de estacionamento da CET. Essa autorização permite que o caminhão possa estacionar em frente ou próximo ao condomínio, facilitando o carregamento da mudança.


Tanto para quem precisar de autorização quanto para quem estiver em dúvida se ela será necessária, neste site você poderá encontrar o passo a passo sobre como obter a autorização, e para quais casos ela é requisitada pela Companhia de Tráfego.


Atualização de dados


A atualização cadastral é muito importante para quem está mudando de endereço. Atualmente, grande parte das atualizações podem ser feitas diretamente pelos apps. Será necessário informar o novo endereço a diversas instituições. Destacamos as mais importantes: 


bancos;

serviços de assinatura;

correios;

telefone;

internet.


Além disso, é fundamental transferir a titularidade das contas de água e luz. As instruções para transferência de titularidade e encerramento contratual podem ser encontradas aqui, para Enel e aqui, para a Sabesp.


Conferência


O dia da mudança se aproxima. Os itens que não fazem mais sentido para você foram doados ou vendidos. A transportadora que melhor atende a sua necessidade foi contratada. Os condomínios já foram notificados e a mudança está agendada. Foram atualizados endereços dos bancos, correios, serviços de assinatura, água, luz, internet. 


E agora?


Faça uma conferência final. Confirme todos os pontos tratados até aqui. Está tudo certo? Ótimo. Agora, separe itens essenciais. Documentos e objetos de valor devem ser levados com você. Faça uma mochila ou bagagem de mão que você mesmo transportará, incluindo os itens mais importantes.


Feito?


Por fim, prepare um pequeno kit de sobrevivência (escova de dente, pasta,  casaco, carregador do celular, algum alimento rápido e nutritivo - mix de castanhas é uma ótima pedida). 


Depois de muita pesquisa, planejamento e organização, chegou o grande dia. Vamos ao dia da mudança!


(Ah, você se lembrou de desligar a geladeira e o freezer, certo?)

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